Já conhece este prato feito de folha de bananeira?



Um grupo de empreendedores do Peru quer ajudar o mundo a usar menos plástico. Eles criaram pratos biodegradáveis feitos de folhas de bananeira para reduzir a poluição ambiental causada pelo uso excessivo de plástico.

Batizados de Chuwa Plant, estes pratos decompõem-se em apenas dois meses, ao contrário dos de plástico, que levam até 500 anos para se decompor, provocando danos tremendos à vida selvagem e dos Oceanos. Depois de terem ganho um concurso para apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras, os jovens conseguiram financiamento para projectar e fabricar máquinas especializadas com as quais produzem os pratos biodegradáveis. O equipamento permite-lhes fabricar 50 mil pratos por mês.

Josué Soto, o líder do projeto, revelou que estão a trabalhar diretamente com pequenos produtores da Amazónia peruana, a quem pagam para aproveitar as perdas do cultivo de bananas. Os pratos, em forma retangular, já começaram a ser usados em comemorações tradicionais e por clientes em várias zonas do país. Mas o grupo pretende inserir-se no mercado de restaurantes naturais e vinícolas ecológicas.

O preço de venda por cada 100 pratos ronda os 30 euros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...