Já conhece o felino mais mortífero do mundo?
O gato-bravo-de-patas-negras é um gato selvagem africano, relativamente pouco estudado entre os felinos e considerado vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) desde 2002, estimando-se que existam menos de 10 mil animais em ambiente selvagem.
São animais noturnos, raramente observados e pouco sociáveis, que perante algum movimento e barulho estranho procuram esconder-se. Caso não seja possível, defendem-se com grande ferocidade.
O gato-bravo-de-patas-negras é nativo de Botsuana, Namíbia e África do Sul e está entre os menores felinos do mundo. Porém, o seu tamanho não é proporcional ao seu apetite voraz: ele pode consumir até 14 roedores ou pássaros por noite, o que lhe confere o título do felino mais mortífero do mundo. Um exemplar adulto mede de 36 a 52 centímetros de comprimento e até 20 cm de altura; o peso varia de 1 a 3 quilos.
Obviamente, o gato-bravo-de-patas-negras não simboliza perigo para animais de grande porte, como gazelas e gnus (que costumam ser vítimas de felinos maiores), porém, sua alta taxa de sucesso nas caçadas e a quantidade de assassinatos por noite transformam esse animal, oficialmente, no felino mais mortal que existe na Terra.
Leia também: Thamnophis sirtalis infernalis: a cobra mais bonita do mundo