Já é conhecida a obra de arte que vai expor na tela ecológica no centro da cidade de Guimarães



“Empena” de Marta Marinho foi a ilustração vencedora do concurso “Respira Arte”, organizado pelo Espaço Guimarães. A vencedora terá a sua arte exposta numa tela gigante de 85 m2, amiga do ambiente, situada num dos locais mais movimentados da cidade, a Avenida Conde Margaride em Guimarães, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a ilustração irá permanecer no local durante 12 meses para poder ser contemplada por todos. Além da exposição do seu trabalho precisamente numa “empena”, uma parede lateral do edifício, Marta Marinho tem ainda direito a um prémio monetário de 1000 euros.

O projeto destacou-se entre as 252 candidaturas que o Espaço Guimarães recebeu de artistas que procuraram responder ao desafio do desenvolvimento e criação de uma obra de arte original subordinada ao tema da sustentabilidade.

O “Respira Arte” é também uma forma que o Espaço Guimarães encontrou de incentivar a candidatura da cidade de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, pelo facto de se tratar de um outdoor ecológico, dadas as características tecnológicas do material da tela, que tem o efeito purificador do ar equivalente a 100 árvores.

Marta Marinho, a vencedora do concurso “Respira Arte”, afirma que “Desde sempre que a ilustração tem tido uma presença constante na minha vida e, mais tarde, ao descobrir o conceito de sustentabilidade, percebi a sua relevância e importância como algo a ser explorado. Quando tomei conhecimento do concurso “Respira Arte”, vi uma oportunidade única de unir essas duas áreas e contribuir de maneira significativa para a conscientização ambiental através da minha ilustração”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...