Já pensou em tornar o seu quarto mais verde? Aqui vão algumas instruções!



Um quarto verde é mais do que uma parede pintada com a cor da esperança ou do que umas cortinas que lhe fazem lembrar o campo onde cresceu…

Na procura por uma nova cama, a peça central do seu quarto, há centenas de opções a ter em conta, como o conforto dos lençóis, a qualidade do colchão e a altura da almofada. Se adicionarmos o requisito da sustentabilidade, a escolha fica ainda mais difícil. E, no entanto, passamos um terço das nossas vidas a dormir e é por isso mesmo que devemos ter mais atenção ao que nos rodeia durante a nossa incursão ao mundo dos sonhos.

O portal Good fez o trabalho por si e dá-lhe dicas para um quarto mais verde:

  1. Os lençóis devem ser de tecidos orgânicos. O cultivo de algodão ocupa apenas 3% das terras cultivadas no planeta e, no entanto, é responsável pelo uso de um quarto do total de insecticidas e 10% de pesticidas usados no mundo. O algodão orgânico, por sua vez, não deixa qualquer resíduo químico no material final, o que o torna seguro para o dorminhoco e para o planeta, simultaneamente.
  2. Pense para além dos materiais comuns. O linho, a seda ou a flanela são excelentes alternativas aos tecidos mais usados para as camas. Comprar online acaba por ser mais fácil neste aspecto, porque há mais opções disponíveis e o tamanho da cama deixa de ser um problema, uma vez que é mais usual encontrar as medidas standard na Internet.
  3. Faça o seu próprio edredon e fronhas. Para aqueles que têm mais jeito para a costura, não é difícil imaginar uma alternativa aos produtos comprados já feitos e que se tornam bastante mais caros. Para o edredon, basta coser dois lençóis ou cobertores juntos, enquanto para as fronhas, sendo o método o mesmo, será necessário decidir se compra um tecido já com a medida certa ou se reutiliza outro tecido que tenha em casa e o corta à medida. Pode ser uma actividade divertida, poupa dinheiro e o planeta agradece!
  4. Seja flexível com as cores. É verdade que quando se fala em roupa de cama com produtos sintéticos se tem uma grande variedade de cores à escolha. Nos produtos orgânicos, será mais difícil encontrar aquele tom específico do qual estará à procura. Mais uma vez, a Internet pode ser uma boa ajuda no que toca a descobrir uma maior paleta de cores nos tecidos orgânicos, mas, em último caso, opte por tons mais neutros e aposte na cor preferida através da tinta das paredes ou em outro tipo de acessórios.
  5. Faça a pesquisa antes de comprar um novo colchão. Os colchões mais convencionais são feitos com materiais sintéticos, como polyester, e cobertos com um produto químico para evitar manchas. Muitos contêm ainda um retardador de chamas, o que significa todo um novo conjunto de químicos maus para a saúde e para o ambiente. Portanto, mais uma vez, opte pelas fibras naturais. São colchões mais caros, é certo, mas é um investimento que durará uma década ou mais.
  6. Escolha uma boa almofada. No que toca a este departamento, já há várias escolhas amigas do ambiente. Algodão orgânico, lã, ou espuma de látex natural são algumas das opções que satisfazem cada necessidade pessoal (e sabemos que no campo das almofadas, cada cabeça sua sentença!).
  7. Compre uma protecção de almofada. Sim, sabemos que já tem as fronhas (feitas por si, certo?), mas a protecção de almofada é normalmente mais resistente que os tecidos que estão habitualmente mais em contacto com a pele e o cabelo. Com esta opção, reduz as alergias ao pó e faz com que a almofada dure mais tempo. Estender o tempo de vida dos produtos que usa cria menos resíduos.

Assim, está pronto para passar dos sonhos cor-de-rosa aos verdes… e não precisa sequer de contar carneirinhos!





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...