Já praticou plogging, a corrida contra o lixo?
O plogging é iniciativa sustentável que surgiu na Suécia e que combina exercício físico com recolha de lixo, com o objectivo de tornar as cidades mais limpas. As mais de 20 mil pessoas que o praticam diariamente (em cerca de 100 países diferentes) recolhem o lixo que vão encontrando no chão quando saem para correr. Considerada uma iniciativa inovadora e sustentável, o plogging nasceu para que as pessoas tenham uma maior consciencialização quanto à poluição das ruas , poluição esta que acaba por chega aos rios e oceanos, -um prolema ambiental que tem vindo a crescer cada vez mais.
O movimento “de organização popular” terá despertado em 2016 com Erik Ahlström, um sueco, atleta de corrida e ambientalista que, quando regressou a Estocolmo, depois de 20 anos a viver fora da capital, a encontrou mais poluída. Em 2017, “plogga já era uma das 38 novas palavras suecas”, conta, no site onde divulga a actividade que acrescenta variedade de movimentos à caminhada ou à corrida, como agachamentos.
Neste sentido, é uma ideia sustentável de reaproveitamento do lixo apanhado durante a prática desportiva com o fim de ser posteriormente entregue nos postos de reciclagem mais próximos. O convite estende-se a todas as pessoas que queiram experimentar uma nova prática desportiva que proporcione inúmeros benefícios à saúde e à comunidade.
“O lixo afeta a nossa qualidade de vida, o desenvolvimento económico e, muitas vezes, acaba por poluir os rios e oceanos prejudicando a vida dos animais que ali vivem. O plogging é brilhante porque é simples, divertido e ao mesmo tempo que o pratica ajuda a criar comunidades mais limpas, mais ecológicas e mais bonitas”, sublinha Mike Rosen, vice-presidente sénior da Keep America Beautiful, uma organização sem fins lucrativos que promove a modalidade.