Já se pode pescar sardinha. O limite é de 10 mil toneladas



A pesca da sardinha acabou de ser reaberta. Ontem, dia 17 de maio, a partir das 00:00 horas, a pesca à sardinha deixou de ser interdita, e assim se vai manter até ao dia 31 de julho de 2021.

Foram também divulgadas as medidas de gestão a aplicadas a esta pescaria, que determinam que o limite global capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa é de 10 mil toneladas.

“Não é permitido, em cada dia, descarregar e ou colocar à venda sardinha para além dos limites a seguir indicados”:

  • Embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a 9 metros — 990 quilos (44 cabazes, quando aplicável);
  • Embarcações com comprimento de fora a fora superior a 9 metros e inferior ou igual a 16 metros — 1980 quilos (88 cabazes, quando aplicável);
  • Embarcações com comprimento de fora a fora superior a 16 metros — 2970 quilos (132 cabazes, quando aplicável).

De acordo com o Despacho nº 4626/2021, de 6 de maio, a última avaliação realizada pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) revela uma recuperação da população da sardinha (Sardina pilchardus), e um aumento de 117,3 mil toneladas em 2015 para 344,1 mil toneladas em 2020. Estes dados confirmam, como citam, “a recuperação da biomassa do recurso para níveis que ultrapassam o rendimento máximo sustentável”.

É importante respeitar os limites de captura e as medidas impostas pela legislação para que as espécies e as suas populações possam recuperar, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental e económica das pescarias.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...