Já viu as ilhas biológicas na cidade de Lisboa?



Em 2018 Lisboa foi a cidade escolhida para Capital Verde Europeia 2020. Além de muitos outros feitos realizados este ano, destacam-se as ilhas biológicas.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) instalou estas ilhas da Bluemater em lagos da capital, na Ribeira das Naus na Doca da Caldeirinha, e na Estufa Fria. “A biorremediação recorre a organismos vivos, neste caso plantas ripícolas, com a capacidade de absorver e degradar poluentes”, promovendo assim a depuração natural das águas.

“As ilhas são plataformas flutuantes de cortiça recuperada de rolhas de garrafas, onde esta vegetação recria o ambiente natural de ecossistemas ribeirinhos e lagoas, promovendo também nichos de biodiversidade” explica a CML.

“A diferença de apenas seis meses, entre fevereiro e agosto, é notória(…) a qualidade da água melhorou e a biodiversidade local floresceu a olhos vistos. Esta solução de engenharia imita, de forma natural, os processos de depuração da água através das raízes das plantas. Há agora patos, guinchos, gaivotas, crustáceos e invertebrados nas águas e plantas à superfície destes jardins flutuantes! #escolheevoluir” pode lêr-se na página de Facebook da Lisboa Green Capital 2020.

Pode ver a evolução do processo das ilhas biológicas na galeria:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...