Japão: Antiga fábrica da Panasonic em Fujisawa vai ser um bairro sustentável e futurista



Em 2007, a Panasonic foi uma das muitas multinacionais tecnológicas que decidiram fechar a sua fábrica de Fujisawa, no Japão. Assim, no início desse ano, a empresa nipónica consultou os governantes da cidade para saber como poderia reaproveitar aquele local.

Então, estes revelaram o desejo de tornar Fujisawa numa cidade sustentável, orientada para a ecologia, planos que coincidiam com a própria visão da Panasonic de liderar a sustentabilidade na indústria da electrónica em 2018.

Com objectivos comuns, a cidade e a multinacional assumiram então uma parceria para construir um eco-bairro, que pudesse trazer a sustentabilidade a uma comunidade que, então, convivia com fábricas e infra-estruturas industriais.

Hoje, o projecto está a ser recebido com bastante entusiasmo pela comunidade internacional, apesar do secretismo dos seus promotores.

Ainda assim, já são conhecidos alguns pormenores. O bairro tem 1000 habitações, será construído em forma de folha e contará com três camadas de construção (ver imagem abaixo). Todas as casas terão painéis solares, que ajudarão a poupar 70% de energia em cada casa e 20% no espaço público.

As casas ainda não têm preço definido mas, com uma habitação normal naquela zona a rondar os €370 mil euros (R$ 890 mil), não será difícil perceber que os futuros compradores terão de abrir os cordões à bolsa.

Para além de todo o projecto sustentável, é de realçar a visão da Panosonic em transformar uma fábrica desactivada – ou prestes a sê-lo – numa mini-cidade ecológica. Um verdadeiro investimento no desenvolvimento sustentável local e economia verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...