Japão encontra substância altamente tóxica em águas subterrâneas de Fukushima

O pesadelo nuclear de Fukushima continua a alastrar-se. Agora, foi encontrada a substância tóxica estrôncio-90 nas águas subterrâneas da fábrica.

Green Savers

Níveis elevados de uma substância tóxica chamada estrôncio-90 foram encontrados em águas subterrâneas na central nuclear de Fukushima, no Japão, local de um dos maiores desastres ambientais das últimas décadas.

A informação foi revelada pela própria empresa responsável pelo local, a Tokyo Electric Power, (Tepco) que explicou que o estrôncio-90 é um subproduto da fissão do urânio e plutónio em reactores nucleares – assim como armas nucleares.

Esta descoberta poderá complicar os esforços da Tepco em obter aprovação de lançar esta água contaminada no Oceano Pacífico, uma vez que se julgava que esta água tinha baixos níveis de radiação.

“Esta água contaminada não deve ser liberdade no Oceano. Eles têm de a manter em algum lugar, mas ela não deve escapar da fábrica”, explicou Michiaki Furukawa, químico nuclear e professora da Universidade de Nagoya.

Já se sabia que tinham sido encontrados, na água subterrânea da fábrica à beira-mar, altos níveis de trítio, uma substância menos nociva.

Segundo a Tepco, o ertrôncio-90 encontrado em águas subterrâneas da fábrica não terá vazado para o oceano. Mas esta informação poderá não estar 100% correcta.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.