Japão lança banco de esperma de animais ameaçados



Dois investigadores da equipa do Instituto de Experiências em Animais da Universidade de Quioto, no Japão, anunciaram ontem que vão criar um banco de esperma de animais em risco de extinção, para o qual vão utilizar uma técnica de liofilização que, segundo estes, permitirá o nascimento de espécies noutros planetas.

A liofilização é um processo de secagem e eliminação de substâncias voláteis, realizado a temperaturas baixas e sob reduzida pressão. Segundo avançou à AFP um dos responsáveis do projecto, o professor Takehito Kaneko, a sua equipa conseguiu já conservar o esperma de duas espécies de primatas ameaçadas e um tipo de girafa.

Numa primeira fase, foi misturado o esperma com um líquido de conservação, tendo sido liofilizado o conjunto, o que permite conservar o sémen a 4ºC – uma temperatura mais elevada e menos exigente no consumo de energia que as técnicas actuais.

“Desta forma, os cientistas podem ter acesso a informações genéticas mais facilmente, o que significa poder ajudar a conservar espécies ameaçadas”, explicou Kaneko.

A técnica não foi aplicada em nenhum esperma humano, mas a prioridade, para já, é desenvolver um método similar para os óvulos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...