Jardim Botânico de Lisboa comemora 135 anos de história (com FOTOS)



Considerado, em tempos, um dos melhores da Europa, o Jardim Botânico de Lisboa é uma das mais importantes reservas de espécies exóticas. Inaugurado em 1878, o Jardim comemora 135 anos no próximo dia 11 de Novembro.

Situado entre o que é agora a Avenida da Liberdade e a zona do Príncipe Real, o Jardim foi plantado entre 1858 e 1878 na antiga cerca do Colégio Real dos Nobres, para apoiar o ensino da Botânica na então Escola Politécnica. Mandado construir pela direcção da Escola, a supervisão da instalação do Jardim ficou a cargo de José Maria Grande, Andrade Corvo e do Conde de Ficalho, que reuniram uma colecção com mais de dez mil plantas.

Ao longo de quatro hectares é possível encontrar espécies dos vários continentes e o silêncio e a tranquilidade são uma presença sempre constante. Por estes traços, o Jardim Botânico de Lisboa sempre se constituiu um importante local de lazer e passeio entre a população estudantil e dos residentes das zonas envolventes, apesar de ter sido idealizado para o apoio ao ensino

Actualmente, o Jardim Botânico está integrado no Museu Nacional de História Natural e na Universidade de Lisboa. Em 2010, foi considerado Monumento Nacional.

Do plano de comemorações do 135º aniversário fazem parte uma maratona fotográfica, a plantação de uma roseira “Bela Portuguesa”, um concerto pelo Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico e ainda um magusto.

Jardim Botânico ganha verba para requalificação

Com o passar dos anos, e por falta de orçamento, alguns dos espaços do Jardim foram-se degradando e necessitam de uma intervenção que melhore as suas condições, para o espaço possa continuar a ser vivido por todos, ao mesmo tempo que assegura a preservação do seu património natural e histórico.

Recorde a notícia do Green Savers sobre a degradação do Jardim Botânico.

Contudo, o Jardim Botânico ganhou uma prenda de aniversário, ao ser o grande vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa. O projecto para a recuperação do espaço foi a proposta mais votada pelos munícipes na edição deste ano, o que vai permitir destinar cerca de €500 mil do Orçamento e Plano de Actividades da cidade para 2014.

No total, foram registados mais de 35.922 votos para o conjunto de 208 propostas apresentadas pelos cidadãos, sendo que a proposta para a renovação do Jardim foi a mais votada com 7.553 votos. O projecto aprovado prevê a renovação de caminhos e do sistema de circulação de água, a instalação de esplanadas e quiosques, a criação de uma zona de relvado para lazer, a criação de um jardim mediterrânico e a abertura do portão que dá acesso à Praça da Alegria.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...