Jardim do ozono: plantas que indicam se o ar que respira é puro



Já imaginou saber se o ar que respira é puro através de uma simples ida ao jardim? Investigadores do National Center for Atmospheric Research, no Colorado, Estados Unidos, criaram um conceito a que chamaram “Jardim do Ozono”. Este jardim é composto por plantas que reagem visivelmente quando os níveis de poluição de ozono são elevados, indicando que o ar que se respira está poluído.

O Jardim do Ozono é composto por quatro tipos de plantas, sendo que cada uma foi seleccionada pela sua sensibilidade à poluição de ozono: asclépias, feijão-vagem, batatas e echinaceas. Normalmente, na presença de elevados níveis de ozono, estas plantas começam a apresentar pigmentações escuras nas folhas. O efeito não é, porém, instantâneo. São necessários vários dias de elevados níveis de poluição para que as plantas desenvolvam a pigmentação, refere o Tree Hugger.

A nível global, o ar respirado nas cidades é cada vez mais poluído e sete em cada oito pessoas que vivem em cidades respiram ar que não se enquadra nos padrões de segurança, segundo a Organização Mundial de Saúde. Assim, não é surpreendente que a poluição mate mais pessoas a nível mundial que a Sida e a malária juntas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...