Jens Lysdal, o músico que planta uma árvore por cada concerto



Na verdade, não é apenas uma árvore mas as necessárias para anular as emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas às suas deslocações e da sua banda. É desta forma que Jens Lysdal, um músico dinamarquês, reduz a pegada ecológica associada à sua actividade profissional.

Há muito que o músico dinamarquês se interessa e preocupa com as questões ambientais, mas foi só no início do último ano, em Janeiro, que se comprometeu a compensar todas as emissões de CO2 decorrentes das duas deslocações. “Se estivermos firmemente determinados em mudar o nosso comportamento vamos também forçar as indústrias poluentes a fazerem o mesmo – utilizar o seu potencial económico para liderar a mudança”, explica Jens Lysdal ao Green Savers.

Assim, por cada concerto que dá – independentemente do país – o músico calcula a quantidade de CO2 correspondente à sua deslocação e da sua banda. Posteriormente, esta quantidade de CO2 é convertida em dinheiro. A quantia é depois doada à Climatecare, uma organização ambiental, que utiliza o dinheiro para financiar projectos ecológicos e sociais que tenham como finalidade diminuir as emissões globais de CO2 – quer seja através da plantação de árvores, da construção de fogões solares ou instalação de energias renováveis.

“É impossível saber o número exacto de árvores que foram já plantadas até porque a Climatecare utiliza o dinheiro para outras coisas relacionadas com o propósito final da plantação sustentável de árvores”, explica o músico.

Embora Jens Lysdal não consiga quantificar o número de árvores que já plantou indirectamente é possível saber a quantidade de CO2 que já anulou, pois os documentos estão disponíveis no seu site. Por exemplo, durante a sua tour pela Alemanha em 2014, Jens anulou, 1,15 toneladas de CO2. Esta quantidade de CO2 foi convertida em dinheiro, €10,28, que foi doado à Climatecare.

Apenas Jens Lysdal e a sua banda estão envolvidos no projecto actualmente. Porém, o objectivo do músico é estender o projecto a mais pessoas, e até mais artistas, e criar uma pequena equipa, com especialistas de diferentes áreas, que possa potenciar o projecto.

Foto: Jens Lysdal





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...