Jiroemon Kimura: o único homem nascido no século XIX ainda vivo



Aos 116 anos e 38 dias, o japonês Jiroemon Kimura é o único homem nascido no século XIX que ainda está vivo, um feito magnífico relatado pelo Gerontolgy Research Group da UCLA (Universidade da Califórnia).

Kimura é, literalmente, o único homem nascido no século XIX e que se mantém vivo – há 21 mulheres que se juntam a ele nos nascidos antes do dia 1 de Janeiro de 1901. A maioria a viver nos Estados Unidos, Japão, Europa ou Canadá.

Na verdade, Kimura nasceu bem antes desta data, a 19 de Abril de 1897, o que faz dele, também, o homem mais velho do Planeta – pelo menos no que toca a registos escritos.

Este cidadão japonês é supercentenário, ou seja, ultrapassou já os 110 anos. Segundo a UCLA, existem entre 200 e 300 supercentenários em todo o mundo, mas apenas 60 destes estão confirmados pelos registos. Apenas dois – Kimura e outra cidadã japonesa, Misao Okawa – têm mais de 115 anos.

Kimura viveu quatro reinos de imperadores e 61 primeiros-ministros e reformou-se em 1962 aos 65 anos – ou seja, há 51 anos. Hoje, este cidadão japonês vive em Kyotango, Quioto, com o seu filho mais velho, de 83 anos, e a viúva do seu neto, que tem 59 anos. Ele atribui a sua longevidade à alimentação à base de pequenas porções de comida – e ao facto de passar a maioria do seu tempo na cama.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...