JMJ: Recolha de plástico na Grande Lisboa aumentou 16%
A recolha de plástico na semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em cinco municípios da Grande Lisboa aumentou 16% face a igual período de 2022, divulgou hoje a Varlorsul, empresa responsável pelo tratamento de resíduos urbanos.
A empresa diz em comunicado que rececionou, de 01 a 08 de agosto, mais 81 toneladas de embalagens de plástico e metal, comparativamente com o período homólogo. O lixo indiferenciado não registou alterações.
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e Região Oeste, servindo 1,6 milhões de pessoas (não inclui, por exemplo, municípios da marem sul do Tejo). O aumento de 16% registou-se em cinco municípios da chamada Grande Lisboa (Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira).
Segundo a empresa, quando analisados apenas os municípios de Lisboa e Loures, onde decorreram os principais eventos da JMJ, “apurou-se um aumento de 22% na receção de material reciclável do ecoponto amarelo (plástico e metal) nos seis dias de jornada e ainda nos dias 07 e 08 de agosto (dedicados à limpeza do Campo da Graça/Parque Tejo), comparativamente com o período homólogo”.
A empresa foi um dos parceiros da JMJ para a área da sustentabilidade.
A JMJ, o maior evento da Igreja Católica, decorreu na semana passada em Lisboa e juntou mais de um milhão de jovens de todo o mundo, com a presença também do Papa Francisco.