A cidade azul da Índia

 

As cidades indianas têm uma série de nomes coloridos: existe uma Cidade Branca, uma Cidade Cor-de-Laranja, uma Cidade Cor-de-Rosa e várias Cidades Verdes. E depois há Jodphur, a Cidade Azul.

Estas alcunhas têm como pano de fundo diferentes características arquitectónicas de cada cidade, explica a Reuters. A cidade cor-de-rosa de Jaipur, por exemplo, deve o nome aos edifícios pintados desta cor no século XIX, quando a Índia era ainda uma colónia inglesa, para receber Eduardo, Príncipe de Gales.

Já a vizinha Jodhpur deve o azul a várias razões. As casas azuis da cidade representam o sistema de castas – há muito tempo, a cidade tinha um número desproporcional de Brahmins, a classe clerical que se encontra no topo da hierarquia de castas. Assim, as casas eram pintadas de azul para se separarem das restantes.

Com o passar dos anos, outras casas adoptaram a cor azul, provavelmente, para se defenderem das térmitas. Existe uma outra teoria. A cor azul arrefece as casas durante o Verão quente, segundo explicaram os locais ao fotógrafo Adnan Abidi. Veja o resultado final da soma de todas estas teorias.