Jornal Público procura filantropos para “bem comum que é o jornalismo”



O jornal Público, da Sonaecom, está a explorar novas formas de financiamento através de um projecto de filantropia, concebido para que instituições possam investir “num bem público, que é o jornalismo”, nas palavras da directora do título, Bárbara Reis.

“O jornalismo é essencial à democracia, é um bem que interessa a todos, mas o bom jornalismo é caro. No fundo, para fazermos esta travessia do deserto, e até que o online cresça, este é um dos caminhos”, explicou Bárbara Reis ao Diário Económico.

De acordo com o DE, foram já contactadas empresas como a Mota-Engil, a Brisa e a Galp, sendo que outras das maiores companhias do país serão ainda abordadas.

Não haverá contrapartidas comerciais ou estratégicas. “Contactei várias empresas, fundações, instituições e vou continuar a apresentar a proposta. No final do ano saberei se interessou a alguém”, continuou Bárbara Reis.

“A ideia é trabalhar melhor em áreas em que sabemos que somos muito bons mas não temos os meios que gostaríamos. Uma delas é reportagem”, disse ainda a directora do Público.

Finalmente, Bárbara Reis disse que esta não era “outra forma de publicidade” e que será mesmo dado um conhecimento aos leitores e sociedade de quais as empresas que contribuem para este fundo público.

“Nas reuniões ficou perfeitamente claro que só entram as organizações que aceitem o projecto de forma desinteressada”, concluiu Bárbara Reis.

Na foto: Bartoon, um dos símbolos do jornal Público.





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