Jovem de 15 anos descobre novo planeta

Tom Wagg é possivelmente a pessoa mais jovem a descobrir um planeta. Quando tinha 15 anos (actualmente com 17), Wagg descobriu um novo planeta enquanto participava numa actividade da Universidade de Keele, no Reino Unido.

O planeta foi encontrado quando o jovem examinava dados recolhidos pelo projecto WASP (Wide AreaSearch for Planets), que estuda os céus nocturnos e milhões de estrelas e galáxias. A universidade passou os últimos dois anos a verificar a veracidade da descoberta e anunciou recentemente que o astro é mesmo um planeta.

Ao planeta que Tom Wagg descobriu foi dado o número de catálogo WASP-142b, por ter sido a descoberta número 142 deste projecto, escreve o Inhabitat. O astro encontra-se na constelação meridional de Hidra e tem aproximadamente o mesmo tamanho de Júpiter e orbita a sua estrela em apenas dois dias terrestres. Esta órbita veloz faz com que haja interferência com a luz da estrela para um observador distante, o que torna mais difícil a sua identificação.

O astro recém-descoberto pertence a uma classe de exoplanetas, conhecidos com ‘Júpiteres quentes’. Estes planetas são tão grandes como Júpiter, mas ao contrário do primeiro orbitam muito próximo da sua estrela.

O novo planeta está localizado num outro sistema, dentro da Via Láctea, a cerca de mil anos-luz da Terra.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...