Jovem refugiado sírio percorre 500 quilómetros com a sua cadela
O jovem sírio Aslan, de 17 anos, deixou recentemente a capital Damasco como tantos outros compatriotas de todas as idades, em direcção à Europa. Com ele, Aslan levou um pequeno saco com comida e água e, nos braços, a sua cadela Rose.
A estória de Aslan e Rose foi contada neste pequeno vídeo partilhado pelo Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Nele, Aslan admite que várias pessoas lhe perguntaram por que razão levava a cadela Rose com ele – os dois percorreram 500 quilómetros a pé – e que alguns dos guardas queriam impedir a entrada de Rose na Grécia, ainda que a cadela tivesse passaporte.
“As pessoas perguntam-me: ‘só tens uma pequena mala, mas trazes o teu cão. Porquê?’ É que eu amo esta cadela. Amo-a. Eu preciso dela”, respondeu o rapaz, recentemente chegado à ilha grega de Lesvos.
Segundo o Acnur, Aslan e Rose são os mais recentes refugiados que fogem dos conflitos militares do Médio Oriente. A coragem e humanidade de Aslan é o mais recente vídeo partilhado pelas redes sociais.