Julho é mês de voluntariado nas aldeias do Parque Natural de Montesinho



Nas aldeias do Parque Natural de Montesinho (PNM), as populações são idosas e já não conseguem realizar certas tarefas, como a limpeza dos caminhos ou a reparação de equipamentos colectivos. Assim, durante o mês de Julho, estes locais, de Bragança a Vinhais, vão receber 106 escuteiros belgas e franceses, entre os 18 e os 32 anos, que vão realizar, de forma voluntária, trabalhos úteis às comunidades locais.

O projecto, que resulta de uma parceria entre o PNM e o Serviço Voluntário Internacional Belga, só será apresentado oficialmente amanhã, segunda-feira, mas desde o início do mês que alguns grupos já passaram pelo terreno, com trabalho feito. A iniciativa já aconteceu em outros anos, mas as actividades de 2011 ganham uma importância ainda maior por se tratar do Ano Internacional do Voluntariado.

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, a chamada “Casa do Boi” e antiga casa do povo, em Rio de Onor, está a ser transformada num posto médico, sendo que, na mesma localidade, os voluntários irão ainda limpar e pintar o cemitério. Para Gestosa, está programada a limpeza do trilho, um dos percursos pedestres do PNM, sendo que os voluntários franceses terão como missão limpar o rio e as suas margens.

Já em Guadramil, o parque de merendas terá nova cara, assim como a antiga escola do Portelo. Em Espinhosela, o lavadouro da aldeia será pintado e o moinho será limpo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...