Júzcar, a aldeia que se pintou de azul pelos estrunfes e assim continua (com FOTOS)



O que leva milhares de turistas, todos os anos, a uma pequena aldeia andaluza, Júzcar, cujo trajecto de 113 quilómetros a partir de Málaga demora quase duas horas a percorrer? E porque razão existem excursões a partir desta cidade andaluza e de outras, como Marbella ou Estepona?

A resposta está numa acção de marketing desenvolvida pela Sony Pictures para a estreia do filme The Smurfs 3D, em 2011, que levou esta pitoresca e escondida aldeia espanhola a pintar-se de azul. A mudança chegou no Verão de 2011, altura em que uma equipa de 20 pintores deu a sua pincelada a 175 edifícios de Júzcar, incluindo a Igreja, a alcaidaria e as lápides do cemitério.

A 23 de Julho, dez dias antes de o filme chegar aos cinemas, a aldeia sediou a estreia do filme e ganhou turistas então inexistentes. A dinamização da economia local foi tão importante e bem-vinda que os habitantes de Júzcar recusaram a proposta da Sony em repintar os edifícios de branco – num referendo realizado em Dezembro de 2011, 141 moradores votaram a favor da manutenção da fachada azul, contra 33 que gostariam o regresso ao branco.

Em Júzcar, nos dias que correm, a tradição já não é o que era – mas a economia local recebe de braços abertos os novos turistas angariados pela ideia de um publicitário da agência Bungalow25, responsável pela estratégia criativa da Sony.

Fotos: manuelfloresv / Ramón Ojeda / Leo Hidalgo / Creative Commons

[nggallery id=2107 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...