Kit de mobiliário transforma lojas vazias em pólos comunitários



Uma ecléctica equipa de arquitectos, designers, planeadores urbanos e cineastas estão a dar uma nova vida às lojas desocupadas do bairro de Lower East Side, em Nova Iorque, graças ao seu kit de móveis armazenados num cubo. A caixa fácil de transportar – denominada Made in the Lower East Side (miLES) Storefront Transformer – está subdividida, de forma a conseguir passar em qualquer porta e desdobrar-se numa série de partes funcionais que incluem estantes, mesas, cadeiras, palco, iluminação, WiFi, projectores e até amplificador de som.

“O nosso objectivo é utilizar lojas vagas e criar um bairro que seja uma incubadora de ideias”, explicou Eric Ho, um dos muitos co-criadores do projecto miLES. “Ao criar uma plataforma comum para as diferentes partes interessadas, a comunidade, as pequenas empresas e os criativos podem trabalhar com os proprietários para criar um espectro diversificado e inovador de espaços vizinhos que podem ser usados por todos.”

A equipa uniu-se no âmbito do OpenIDEO’s Vibrant Cities Challenge, que pretende suscitar ideias e conceitos de revitalização das comunidades nas cidades. Com mais de 200 lojas vazias no popular bairro de Manhattan, a iniciativa miLES oferece aos proprietários a possibilidade de alugarem os seus espaços, ao mesmo tempo que permite a colaboração e incubação de projectos, tal como o desenvolvimento da economia local.

Depois de ter lançado com sucesso a sua primeira loja-piloto na passada Primavera, a equipa está agora a reunir apoios através de uma campanha no Kickstarter para criar um protótipo dinâmico para este Inverno. Ao longo de sete semanas, o miLES quer demonstrar o impacto do seu produto, dando a uma mesma loja uma série de diferentes programações que incluem uma livraria de banda desenhada, uma redacção editorial, um espaço de aulas práticas criativas e um espaço de trabalho artesanal. Cada semana terá um novo tema.

Esta é uma ideia incrível que permite criar de forma simples espaços de comércio, eventos, ensino e escritórios, pondo fim à dificuldade de mobilar e inaugurar os edifícios das cidades.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...