Kits hidropónicos: o mais recente aliado do agricultor de sofá (com VÍDEO)

Já pensou em cultivar alfaces, espinafres, brócolos, pimentos, salsa, coentros ou morangos na sua varanda, terraço ou jardim? Uma empresa portuguesa está a comercializar kits hidropónicos, simples de montar e que podem economizar até 70% de água nas culturas.

A hidroponia é um sistema em que as plantas recebem água corrente e nutrientes sem recurso a terra, a não ser aquela que vem do viveiro, agarrada à raiz. “Em média, uma alface de 300 gramas pode custar entre 60 a 70 cêntimos. Mas se adquirirmos um pé de alface num viveiro, com um custo entre cinco a seis cêntimos, conseguimos pôr 60 plantas no kit, com um custo de manutenção de €6”, explicou ao Economia Verde Filipe Magro, CEO da HortaNova.

As contas de Filipe não incluem o custo do kit, que ronda os €300, mas é um investimento de médio e longo prazo que rapidamente pode ser rentabilizado. O kit funciona com um depósito com capacidade para 50 litros de água. As tubagens também já estão incluídas.

Segundo Filipe Magro, um principiante deverá começar por plantar alfaces, agrião, espinafres, salsa e coentros. “São as mais fáceis e menos problemáticas, para quem começa”, explicou. Depois, quando ganham mais experiência, os agricultores de sofá podem fazer novas apostas.

O kit já traz um livro de conselhos para a montagem, mas todas as dúvidas podem também ser tiradas por email ou telefone.

Em breve, este kit estará também à venda em viveiros de todo o país. “É interessante para eles, uma vez que fazem um escoamento mais rápido das plantas se venderem os kits”, concluiu Filipe Magro.

Veja o episódio 251 do Economia Verde, dedicado à agricultura de sofá.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php