Koolboks vence primeiro concurso de “start-ups” da Galp com refrigeração solar em África



A Koolboks é a vencedora da grande final do primeiro programa internacional de start-ups lançado pela Galp no âmbito da sua plataforma de open innovation, a Upcoming Energies, que teve lugar no último dia da Web Summit. A start-up propõe uma solução de refrigeração sustentável e acessível para o continente africano, onde 770 milhões de pessoas não têm acesso a eletricidade.

Em comunicado, a Galp Energia explica que a Koolboks é uma arca que funciona em modo de refrigeração ou congelação, alimentada por painéis solares e baterias de lítio. A energia, abundante e acumulada durante o dia, mantem a Koolboks a funcionar durante sete dias consecutivos garantindo a qualidade dos alimentos.

Deborah Gael, COO da Koolboks, explicou que esta inovação social permite suprir “grandes desafios que se colocam às populações” uma vez que 17% das pessoas na África Sub-sahariana não têm acesso a fontes de refrigeração. O impacto social da Koolboks vai além de uma mera solução tecnológica, permitindo que “as mulheres africanas tenham mais autonomia, gerindo pequenos negócios assentes na venda de alimentos ou refeições”.

O Startup the Future captou a atenção do ecossistema empreendedor global, desafiando-o a encontrar as soluções mais inovadoras e disruptivas nas áreas de Social Innovation, Electric mobility (em parceria com BMW), Renewables & Energy Management e Production & Operations.

Foram recebidas mais de 200 candidaturas de 54 países e quatro continentes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...