Korange, o robot português especialista em manter espaços verdes
Chama-se Korange e é um robot português especialista na manutenção de espaços verdes para áreas até 700 metros quadrados. O projecto foi criado por alunos da Universidade de Aveiro e implementado por João Duarte Barbosa, que arrecadou, com este projecto, o segundo lugar no Prémio Inovação e Empreendedorismo da Associação Empresarial da Região de Viseu (AERA).
O robot é dotado de um motor híbrido (solar e bateria), sensores para medição de distâncias e detecção de obstáculos e sistemas de orientação e localização. Este inovação, por exemplo, não existe noutros robots concorrentes presentes no mercado.
O projecto, que prevê também o desenvolvimento de outros robots para espaços públicos verdes de maiores dimensões (campos de futebol e de golfe, por exemplo) ainda não está a ser comercializado, mas é previsível que chegue ao mercado no segundo trimestre deste ano.
“Esperamos que o produto tenha um impacto bastante positivo no mercado, quer pelas nossas previsões quer pelo interesse demonstrado por agentes e consumidores potenciais”, explicou o autor da ideia ao Correio da Manhã.
O projecto contou com a participação do LabE (Laboratório de Empreendedorismo) e da Unidade de Transferência da Universidade de Aveiro (UATEC). João Duarte Barbosa é licenciado em Línguas e Administração Editorial.