Laboratório aquático flutuante vai estudar oceano 24 horas por dia (com FOTOS)



O arquitecto francês Jacques Rougerie desenhou um laboratório aquático flutuante com capacidade para ajudar os biólogos marinhos a descobrir alguns dos segredos do oceano. O barco chama-se SeaOrbiter e a sua construção inicia-se a 31 de Maio de 2014, de acordo com o site do projecto.

Dois terços da infra-estrutura de 51 metros estará debaixo de água, dando-lhe uma vista privilegiada para o oceano. Lá dentro, entre 18 e 22 biólogos marinhos poderão estudar os ecossistemas e peixes, a qualquer altura do dia ou noite.

O laboratório pesa mil toneladas e funcionará unicamente com energia solar, das ondas e eólica. Com tantas possibilidades e funcionalidades, o preço dispara: €39,2 milhões (R$ 120 milhões), um valor financiado pela NASA e Agência Espacial Europeia.

De acordo com Rougerie, o Sea Orbiter terá ainda um sistema de recolha de peixe para estudos do ecossistema pelágico, biodiversidade de plânctones e quotas de pesca. Apesar de só no próximo ano ver a luz do dia, o projecto foi pensado e desenhado há 12 anos. Rougerie, porém, construiu a sua primeira casa subaquática em 1977, antes de avançar para o conceito do Hippocampe, uma base científica suspensa na água, em 1981.

“O Sea Orbiter será o único barco do mundo que permite uma exploração 24 horas por dia em missões a longo prazo”, explicou Rougerie. “Poderá também tornar-se numa ferramenta essencial na exploração dos oceanos globais e uma base de estudo útil para perceber a ligação entre o aquecimento global e os oceanos, que absorvem um quarto de todas as emissões de carbono”, concluiu o francês.

Veja algumas das fotos do projecto.

[nggallery id=63 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...