Lago norte-americano está a ser engolido por estranho buraco (com FOTOS)
O lago Lost, no estado norte-americano do Oregon, está a ser lentamente engolido por um buraco. Em pouco tempo ele secará e dará lugar a um prado. Segundo o The Bulletin, o buraco existe desde sempre – ou melhor, a população tem memória de ele ali estar desde sempre – e ninguém sabe bem por que razão ele ali está.
Segundo Jude McHugh, porta-voz da Willamette National Forest, a explicação é bem simples: a paisagem vulcânica da área é responsável por uma série de fenómenos geológicos – um deles, o tal buraco, é um tubo de lava, uma estrutura em forma de túnel que se forma quando o fluxo de lava endurece perto da superfície, mas continua a fluir para baixo, e a lava interior escapa antes de endurecer. O resultado é um tubo que abre para a superfície e leva tudo para uma misteriosa cave.
A porta-voz do parque natural norte-americano explica que não é claro para onde a água vai mas, possivelmente, infiltra-se no subsolo poroso, recarregando a reserva aquífera que alimenta as nascentes de ambos os lados da Cordilheira das Cascatas.
Segundo McHugh, têm existido várias tentativas – não autorizadas e desencorajadas – de tapar esta fuga. Ao longo dos anos, trabalhadores da US Forest Service descobriram partes de carros, motores e outros resíduos no buraco. Caso a fuga fosse tapada, porém, o mais provável é que acontecessem inundações na região.
“Caso alguém conseguisse tapar o buraco, e tenho a certeza de que não o vão conseguir, o resultado seria um lago inundado. E também a estrada”, concluiu McHugh.
[nggallery id=1793 template=greensavers]