Lahti: cidade finlandesa oferece recompensas aos moradores que reduzam as suas emissões no dia a dia

Com as alterações climáticas a fazerem-se sentir, e a necessidade urgente de baixar as emissões de gases de efeito de estufa, várias cidades estão a desenvolver ações que influenciam os moradores a alterar os seus hábitos.

A cidade de Lahti, na Finlândia, propõe uma quota semanal de emissões de dióxido de carbono (CO2) aos moradores e caso estes cumpram, recebem dinheiro virtual que pode ser gasto em recompensas como viagens de transportes ou até fatias de bolo.

A quantia atual pode ir até aos dois euros por semana, mas nos próximos meses planeiam aumentá-la até dez vezes, refere o canal Euronews. Atualmente, já 2 mil habitantes descarregaram a Aplicação que rastreia a sua própria pegada de carbono.

Anna Huttunen, diretora do projeto CitiCAP, afirma “Nós disponibilizamos um instrumento para os cidadãos agirem na mitigação das alterações climáticas através das suas escolhas diárias.

A cidade recebeu o prémio Capital Verde da Europa para 2021, e planeia ser neutra em carbono até 2025. Esta e outras medidas como a criação de ciclovias inteligentes estão a ser desenvolvidas na região.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...