Lama com pata amputada é salvo graças a prótese personalizada (com FOTOS)
Um lama que quase morreu depois de ter partido uma pata traseira foi salvo graças a uma prótese feita à sua medida. O animal com três patas, carinhosamente chamado de Tripod (Tripé) pelos donos, corria o risco de ser abatido, não fosse a boa vontade dos seus salvadores.
O animal foi visto na natureza por aqueles que são agora os seus donos, Sherry Hughes e Marc Field, perto do seu rancho em Bennett, Denver, nos Estados Unidos. Sabendo que não sobreviveria por muito tempo em estado selvagem com uma perna partida, Sherry e Marc acolheram o Tripod na sua quinta de 14 hectares que já albergava um rebanho de lamas e alpacas.
“Quando eu vi o Tripod pela primeira vez, pensei que ele tinha um pedaço de arbusto pendurado na barriga, até que me aproximei e descobri que era a sua perna”, relata Sherry.
A pata do lama estava tão gravemente ferida que a cirurgia destinada a corrigir a fractura falhou, forçando os donos a considerarem a eutanásia. Estes, contudo, abandonaram essa hipótese – decidiram amputar a perna magoada e arrecadar dinheiro para criar uma prótese.
Martin Kauffman, da OrthoPets, foi quem concebeu um protótipo único para o animal, em 2007. Esse primeiro novo membro não era, contudo, forte o suficiente e rapidamente cedeu ao peso do lama.
Martin procurou projectar um modelo mais forte e uma palmilha especial que evitasse a fricção com o que restava do membro traseiro. Teve de ajustar e criar mais algumas próteses, até chegar ao mecanismo final, em Julho deste ano.
Agora o Tripod já não tem problemas com a sua nova pata traseira e pode usufruir da vida na sua plenitude com os outros lamas do rancho Lazy Rocker. “Foi um processo de seis anos, mas valeu a pena, ele é muito activo e agora está a ir muito bem”, disse Sherry.
“Se não fosse a prótese, ele teria de ser colocado a dormir porque simplesmente não teria sido possível para um animal do seu tamanho andar sobre três pernas e meia.”