LATAM Airlines Reconhecida como a Companhia Aérea mais Sustentável no Serviço a Bordo
O LATAM Group foi vencedor na categoria de Sustentabilidade nos Onboard Hospitality Awards 2023, organizados pela publicação líder Onboard Hospitality, graças à implementação de três projetos no seu serviço a bordo. Estas ações fazem parte do compromisso da companhia aérea de eliminar os plásticos de utilização única até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterro até 2027, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a primeira iniciativa é a substituição dos plásticos de utilização única por materiais orgânicos, como o papel no caso dos novos copos, o bambu para os talheres, a cana-de-açúcar para as tampas dos contentores ou soluções rotativas para os sacos nas cabinas de negócios. O segundo é o programa “Recicle a sua viagem”, que promove a separação dos resíduos gerados a bordo para serem posteriormente reciclados, e que já está operacional nos voos domésticos no Chile, Peru, Equador e Colômbia.
O terceiro projeto é o “Second Flight”, que permite que os uniformes e os assentos da companhia aérea tenham uma segunda utilização. Para isso, artesãos e empreendedores sul-americanos transformam esses elementos em novos produtos, como porta-passaportes, etiquetas de bagagem, bolsas e chaveiros, entre outros.
“Este prémio é um reconhecimento muito relevante do trabalho que estamos a desenvolver na economia circular e que nos permite oferecer uma experiência mais sustentável a bordo todos os dias. O nosso compromisso é eliminar o plástico de utilização única até 2023 e ter zero resíduos em aterros sanitários até 2027. Há dois anos, assumimos o compromisso de migrar de um modelo linear para um modelo circular, em que os resíduos se tornam um recurso com uma nova utilização. Estes avanços são apenas o início. Continuaremos trabalhando em mais iniciativas que nos permitam contribuir com o meio ambiente”, comenta Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo LATAM.
Em maio de 2021, o Grupo LATAM lançou sua estratégia de sustentabilidade renovada, na qual estabeleceu metas desafiadoras: Alcançar a neutralidade de carbono até 2050; eliminar os plásticos de uso único até 2023; e tornar-se um grupo com zero resíduos para aterro até 2027, a fim de contribuir para a proteção dos ecossistemas sul-americanos nos próximos 30 anos.