Latas portuguesas vão registar a passagem do tempo entre o Verão e Inverno (com FOTOS)
Desde 21 de Junho que a cidade de Lisboa e a vila de Cascais estão a registar as mudanças paisagísticas que ocorrerão entre o solstício de Verão e Inverno. O projecto chama-se Time in a Can – O tempo numa lata – e pretende provar a resistência de uma lata de bebidas.
O projecto tem por base a técnica da solarigrafia, que consiste na captação de imagens através de uma lata convertida numa câmara, como se de uma câmara fotográfica tradiconal se tratasse. O projecto decorre ao longo de seis meses.
Idealizado e promovido pela Associação de Latas e Bebidas (ALB) o projecto pretende reforçar uma maior empatia pela embalagem – a lata de bebidas, considerada tecnicamente perfeita – entre a comunidade científica e a das artes.
“Através de um orifício cientificamente feito em cada uma das latas, a luz incide num papel fotográfico, colocado previamente no seu interior, acompanhando a trajectória do sole e as suas nuances no decorrer do tempo”, explica a ALB.
O metal utilizado neste projecto é uma lata normal de bebidas, com material totalmente reciclável vezes sem conta, permitindo sempre a sua transformação em matéria-prima de primeira qualidade. “Além de revolucionário, o projecto Time In a Can é altamente sustentável e produz imagens belíssimas que serão depois exibidas ao grande público”, conclui a ALB.
Veja alguns dos projectos passadas, retirados de várias localizações do mundo.
[nggallery id=687 template=greensavers]