Esta lebre viajou quase 400 quilómetros e alcançou um recorde
Os cientistas acabam de testemunhar um recorde de distância alcançado por uma Lebre do ártico (Lepus arcticus). A lebre BBYY, uma fêmea monitorizada pela equipa do Universidade do Québec em Rimouski, percorreu mais de 388 quilómetros em 49 dias – cerca de 8 quilómetros por dia. Esta foi, segundo os autores, a distância mais longa percorrida por uma lebre, coelho ou outro lagomorfo.
Na Science News, o ecologista Dennis Murray da Universidade de Trent aponta que “para uma lebre suportar uma jornada tão perigosa, ela deve equilibrar a necessidade de encontrar comida sem se tornar comida”.
Como explicam no estudo, em 2019 foram colocadas coleiras de monitorização em 25 lebres no norte da Ilha Ellesmere, no Canadá. A ideia era estudar a espécie, que é tão importante para a cadeia alimentar do Ártico, e desenvolver estratégias de conservação. O grupo ficou surpreendido com a dispersão das lebres, que por norma vivem num único território, e que acabaram por percorrer entre 113 e 310 quilómetros – embora a BBYY tenha sido a que percorreu a maior distância.