Legislativas: Saiba quais são os partidos favoráveis à conservação do oceano



É já este domingo que se realizam as eleições legislativas 2022, onde os portugueses vão eleger os deputados à Assembleia da República para a próxima legislatura (2022-2026). A pensar na conservação do oceano e nos demais assuntos que contribuem para a saúde do mar, a Sciaena decidiu avaliar o posicionamento dos candidatos através de um inquérito.

Foram selecionados nove temas – Pescas, Áreas Marinhas Protegidas, Lixo Marinho, Recursos Não Vivos, Transporte Marítimo, Governança e Transparência, Financiamento, Controlo e Monitorização e Marítimo-turísticas – e elaboradas vinte perguntas. As respostas foram depois avaliadas através de um sistema com as cores verde, amarelo e vermelho. O verde corresponde a uma posição concordante com a da Sciaena, o amarelo a uma posição apenas concordante em parte, ou a uma resposta não clara/não respondida, e o vermelho, a uma posição discordante.

Entre todos os partidos e coligação contactadas, apenas quatro não responderam. No geral, as respostas obtidas foram positivas para os esforços de conservação do meio marinho e parecem perseguir o interesse de proteção do meio, tendo as áreas do Lixo Marinho e do Transporte Marítimo reunido as respostas mais amigas do ambiente.

“Se há razões para otimismo com as respostas amplamente positivas que recebemos, sabemos que teremos de acompanhar os trabalhos da AR e do Governo para perceber se estas promessas eleitorais serão cumpridas”, refere Gonçalo Carvalho, coordenador executivo da Sciaena. “Em todo o caso, esperamos que esta iniciativa seja mais um contributo para uma participação massiva e esclarecida nas eleições do próximo domingo”.

Consulte em baixo a infografia disponibilizada pela ONG, e o relatório completo no seguinte link.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...