Leite: qual das opções é melhor para o ambiente?

À medida que a população mundial aumenta, cada vez mais recursos naturais estão a ser desgastados em prol da alimentação. O leite de vaca contribui para as emissões de gases poluentes na atmosfera, para a acidificação e para a eutrofização dos solos. Para um litro de leite são utilizados 8,9 metros quadrados de solo por ano e a 628 litros de água.

Segundo a WWF, existem 270 milhões de vacas leiteiras no mundo inteiro, e parte da alimentação tradicional de muitas culturas consiste em lacticínios e produtos alimentares derivados do leite.

Porém, existem cada vez mais alternativas ao leite de origem animal. Conforme cita um artigo da Science, uma “redução de 50% dos produtos de origem animal relativamente aos produtores de maior impacto proporciona uma redução de 20% nas emissões globais de gases de efeito estufa.”

Comparando o leite de vaca a bebidas de origem vegetal como o leite de soja, de aveia, de amêndoa e de arroz, os resultados são muito diferentes.

  • Bebida de Soja

0,7 metros quadrados de solo por ano

28 litros de água para cada litro de leite

É a alternativa mais próxima do leite de origem animal relativamente ao cálcio e às vitaminas na sua composição.

  • Bebida de Arroz

0,3 metros quadrados de solo por ano

270 litros de água para cada litro de leite

É a melhor opção para quem é alérgico aos frutos secos e a lacticínios, porém entre as outras opções é a que contribui mais para a poluição devido aos arrozais.

  • Bebida de Aveia

0,8 metros quadrados de solo por ano

48 litros de água para cada litro de leite

  • Bebida de Amêndoa

0,5 metros quadrados de solo por ano

371 litros de água para cada litro de leite

Esta alternativa e a de aveia são frequentemente mencionadas como uma escolha que polui igualmente o ambiente devido aos pesticidas utilizados no seu cultivo.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...