Leite: qual das opções é melhor para o ambiente?
À medida que a população mundial aumenta, cada vez mais recursos naturais estão a ser desgastados em prol da alimentação. O leite de vaca contribui para as emissões de gases poluentes na atmosfera, para a acidificação e para a eutrofização dos solos. Para um litro de leite são utilizados 8,9 metros quadrados de solo por ano e a 628 litros de água.
Segundo a WWF, existem 270 milhões de vacas leiteiras no mundo inteiro, e parte da alimentação tradicional de muitas culturas consiste em lacticínios e produtos alimentares derivados do leite.
Porém, existem cada vez mais alternativas ao leite de origem animal. Conforme cita um artigo da Science, uma “redução de 50% dos produtos de origem animal relativamente aos produtores de maior impacto proporciona uma redução de 20% nas emissões globais de gases de efeito estufa.”
Comparando o leite de vaca a bebidas de origem vegetal como o leite de soja, de aveia, de amêndoa e de arroz, os resultados são muito diferentes.
- Bebida de Soja
0,7 metros quadrados de solo por ano
28 litros de água para cada litro de leite
É a alternativa mais próxima do leite de origem animal relativamente ao cálcio e às vitaminas na sua composição.
- Bebida de Arroz
0,3 metros quadrados de solo por ano
270 litros de água para cada litro de leite
É a melhor opção para quem é alérgico aos frutos secos e a lacticínios, porém entre as outras opções é a que contribui mais para a poluição devido aos arrozais.
- Bebida de Aveia
0,8 metros quadrados de solo por ano
48 litros de água para cada litro de leite
- Bebida de Amêndoa
0,5 metros quadrados de solo por ano
371 litros de água para cada litro de leite
Esta alternativa e a de aveia são frequentemente mencionadas como uma escolha que polui igualmente o ambiente devido aos pesticidas utilizados no seu cultivo.