Levada da Víbora é o novo trilho do Minho para os amantes da natureza
O Município de Cabeceiras de Basto acaba de inaugurar uma nova experiência turística: a Levada da Víbora. O novo trilho situa-se na província do Minho, na freguesia de Abadim, e ao longo de quase 11 quilómetros de bosque, percorre canais do regadio tradicional, moinhos de água mandados construídos por D. Dinis, o miradouro natural de Porto D’Olho, entre muitos outros pontos.
Ao longo de todo o percurso é possível observar a fauna e flora locais, nomeadamente, carvalhos (Quercus), castanheiros (Castanea sativa), madressilvas (Lonicera japonica), cavalos garranos, raposas, sardões ou aves de rapina. Quanto às víboras cornudas, que dão nome a esta experiência, os encontros são bem mais raros, segundo relata o Município.
“Ao fim de dois anos a vivermos com esta Pandemia assistimos à crescente procura de experiências em contexto de Natureza que, de alguma forma, incorporem uma componente diferenciadora e identitária. Quisemos com o lançamento desta Experiência da Levada da Víbora relevar o melhor do Município no que ao património natural, cultural, gastronómico e patrimonial diz respeito”, diz Francisco Alves, presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
A Levada da Víbora está enquadrada no âmbito da Minho Tourism Design Experience, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Ave, em parceria com o Município de Cabeceiras de Basto. Esta ação é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.