Entrevista a Daniel Redondo: Acabamentos da nova garrafa de Licor Beirão foram revistos de “forma a serem mais amigos do ambiente”
A nova garrafa de Licor Beirão apresenta, agora, um formato mais estreito e regressa à cor do vidro castanho que esteve na origem da marca.
Daniel Redondo, Diretor-Geral do Licor Beirão, disse à Green Savers que o que torna esta garrafa mais sustentável é, em primeiro lugar, o formato da garrafa que “permite otimizar a logística de transporte quer de entrada quer de saída da marca”. Depois a revisão do vidro utilizado, “passando o castanho que permite utilizar uma maior quantidade de vidro reciclado”, e também os acabamentos, que foram revistos de “forma a serem mais amigos do ambiente”.
Segundo o responsável, as alterações permitem uma melhor otimização no transporte e logística das embalagens porque o “facto de reduzir alguns milímetros o diâmetro da garrafa permite que sejam transportadas mais garrafas por palete, e isso acaba por fazer muita diferença no transporte de garrafas vazias para a nossa fábrica”, sublinhando que, “felizmente, temos uma unidade de produção de vidro bastante perto da Lousã, mas todas as otimizações são bem-vindas”.
O mesmo motivo, acrescenta, “permite também otimizar as paletização das garrafas de Licor Beirão na saída. E se em alguns formatos a diferença não é muito relevante, outros vão ter ganhos significativos”.
Na nova representação visual, a fita amarela é destacada com maior ênfase, aplicada de forma minuciosa e manual em cada garrafa, “enfatizando o valor do toque humano, algo que se torna cada vez mais significativo num contexto de crescimento da inteligência artificial”, destaca o comunicado.
Sistema atual de vidro não retornável o potencial de melhoria não é muito grande
Segundo a mesma fonte, no design da nova garrafa é reforçado também o esquema de cores da marca desde os anos 60 (amarelo e vermelho), assim como o selo “O Licor de Portugal”, criado e lançado por José Redondo, filho do fundador da marca.
“Como símbolo de garantia de qualidade e compromisso de honra, a assinatura de José Redondo surge agora desenhada e com relevo na própria garrafa. Relativamente aos elementos presentes, a árvore de corações simboliza a árvore genealógica, que representa a continuidade numa empresa assente nos pilares da família. O brasão da Lousã mantém-se no rótulo reforçando o orgulho da marca nas suas origens”, sublinha a nota.
Com foco na sustentabilidade através desta nova abordagem, contrataram uma consultora para fazer uma análise aprofundada sobre as diferentes alternativas em termos de embalagem. “Verificamos que no sistema atual de vidro não retornável o potencial de melhoria não é muito grande”, explicou Daniel Redondo, acrescentando que, em paralelo, estão a estudar “sistemas inovadores de abastecimento aos pontos de vendas e podemos vir a ter novidades” no próximo ano. “Trata-se de um sistema embrionário mas acreditamos que poderá vir a ser uma realidade em breve”, concluiu.