LIFE Rupis lança manual que ensina a produzir pastagens biodiversas

O projeto LIFE Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro, lançou o manual “Guia Informativo – Manual de Instalação de Pastagens Biodiversas”, que junta a conservação da natureza com a maior produtividade pecuária extensiva.

A publicação é de acesso livre e foi desenvolvido com a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, parceira do projeto. Destina-se aos criadores de gado e agricultores e pretende ensiná-los a “rentabilizarem os seus terrenos com culturas forrageiras e a aumentarem a produtividade pecuária extensiva, através da implementação de pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas (PPSBRL), ao mesmo tempo que contribuem para a proteção da biodiversidade de fauna e flora, e para a conservação de espécies ameaçadas”. Ensina ainda como “promover a análise do solo, a seleção das sementes, a preparação do terreno e a implementação de sementeiras e gestão das pastagens biodiversas”.

São ainda indicadas as vantagens de substituir as forragens em modo tradicional por este tipo de pastagem mais sustentável e produtiva.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...