Limite para biocombustíveis votado hoje no Parlamento Europeu



A política da União Europeia (UE) para os biocombustíveis atinge hoje uma fase crítica, com a votação do Parlamento Europeu sobre os limites propostos para o seu uso. A comissão de meio ambiente defende a limitação do uso de biocombustíveis para 5,5% do transporte total, enquanto o comité da indústria luta pelo limite de 6,5%.

Em 2008, a UE estabeleceu que as energias renováveis deviam constituir 10% do combustível de transportes até 2020 – a maioria proveniente dos chamados biocombustíveis de primeira geração, feitos a partir de açúcar, cereais e oleaginosas. Mas estudos posteriores sublinharam o potencial dano ambiental causado por alguns biocombustíveis, em especial o biodiesel, que representam mais de dois terços dos estimados €13 mil milhões (R$ 39,4 mil milhões) da indústria de biocombustíveis da UE.

Segundo o grupo Friends of the Earth, o uso do óleo de palma aumentou muito mais do que o previsto e consiste agora em 20% da composição do biodiesel.

“O óleo de palma está a conduzir a desflorestação massiva, a perda de vida selvagem, os conflitos de comunidades e a aceleração das alterações climáticas”, disse Robbie Blake, do Friends of the Earth, ao Guardian. “É alarmante descobrir que o uso de óleo de palma em carros europeus é altíssimo e só vai aumentar ainda mais, a menos que os deputados ponham fim aos crescentes biocombustíveis. Os condutores desconhecem que estão a ser obrigados a usar combustíveis que destroem as florestas tropicais, as comunidades e o clima.”

Os biocombustíveis também foram responsabilizados pelo FMI por contribuírem para o aumento dos preços dos alimentos, com as produções agrícolas a serem usadas para combustível em vez de comida.

A indústria alertou para o perigo do encerramento de fábricas e perdas de postos de trabalho caso os membros do Parlamento Europeu votem em prol de um limite inferior a 6,5%. O sector argumenta que um limite mais alto vai dar às empresas tempo para gerarem dinheiro suficiente para investir na nova geração de biocombustíveis derivados de lixo, algas e resíduos agrícolas, em vez de alimentos.

A votação, contudo, não será o desfecho desta discussão. Esse vai depender de negociações entre o parlamento e os 27 estados membros do conselho europeu. A França, a Polónia e a Espanha favorecem os limites mais altos, enquanto a Holanda, a Bélgica e o Reino Unido preferem a fronteira dos 5,5%.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...