Limpar Portugal quer juntar 200 mil pessoas em 2011
A campanha Limpar Portugal irá ser reeditada este ano, depois de, em 2010, ter reunido 100 mil pessoas. O objectivo é juntar 200 mil pessoas em 2011, no dia 19 de Março, numa actividade “soft e educativa”, que, ao contrário do que tem vindo a acontecer, “não pretende fazer o trabalho que cabe às autoridades”.
O núcleo de Braga do movimento já deu o mote para o arranque da iniciativa, tendo começado a divulgar a campanha e a mobilizar a população através da Internet. Os voluntários bracarenses vão limpar os bosques do concelho, concentrando-se nos plásticos, vídeos, colchões, móveis e outros objectos que continuam a ser abandonados em locais inapropriados, inclusivamente em sítios que já tinham sido limpos anteriormente.
“Desafia-se outros a que o também façam na sua terra. Quem sabe se afinal iremos 200 mil”, lê-se na mensagem que está a ser enviada à população. “É mais um repto do que uma organização”, explica um dos líderes da campanha, Paulo Pimentel Torres. “As pessoas, localmente, já sabem como fazer”, sublinhou, citado pelo Público.
Lançada no ano passado por um pequeno grupo de pessoas, a iniciativa Limpar Portugal transformou-se numa das maiores mobilizações colectivas em torno de uma causa ambiental no país. Até o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fez parte de uma das iniciativas, ajudando a limpar uma lixeira ao ar livre, juntamente com a sua mulher e alguns dos seus netos.
O Projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa e removendo todo o lixo depositado indevidamente espaços verdes.
Dezenas de autarquias, empresas e outras instituições associaram-se à campanha, na qual mais de 100 mil pessoas recolheram pelo menos 50 mil toneladas de lixo um pouco por todo o país.