Limpeza do fundo do Tejo tem data marcada para Junho
Já há data marcada para o arranque das operações de limpeza do fundo do Rio Tejo. Os cerca de 30 mil metros cúbicos de lamas depositadas no fundo do rio Tejo, na zona de Vila Velha de Ródão-Belver, deverão começar a ser retiradas no inicio de Junho.
Segundo o anúncio feito hoje pelo ministro do Ambiente, a primeira semana de Junho marca o começo dos trabalhos de remoção das lamas. Ouvido na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, João Pedro Matos Fernandes deixou a garantia que ““não serão depositados resíduos na bacia do rio”.
Uma investigação levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente dá conta que estão neste momento depositados cerca de 30 mil metros cúbicos de lamas no fundo do Tejo, com “elevada carga orgânica” e impacto directo na oxigenação da água.
Ora, a bem da “saúde” das águas que correm no troço Vila Velha de Ródão-Belver o processo terá de avançar com brevidade. No local será instalada uma bacia de “retenção”, devidamente coberta por telas impermeabilizantes.
“Nem um quilograma de lamas será depositado em área protegida”, declarou João Pedro Matos Fernandes, garantindo que todos os esforços serão feitos para manter a bacia do Tejo a “salvo” durante este procedimento.
Foto: via Creative Commons