Lisboa: 16 árvores junto ao Tejo vão ser abatidas para ampliar restaurantes

Dezasseis árvores existentes entre a Avenida de Brasília, em Lisboa, e o rio, mesmo em frente da Cordoaria Nacional, vão ser abatidas ou transplantadas devido às obras de ampliação dos antigos restaurantes BBC e Piazza di Mare, em Belém.

Segundo o jornal Público, o pedido de autorização de abate deu entrada nos serviços do vereador José Sá Fernandes a 12 de Dezembro e teve resposta dois dias depois. Segundo o assessor de imprensa do autarca, João Camolas, foi autorizado o abate de dez exemplares “com problemas fitossanitários”.

Estas dez árvores terão de ser substituídas por outras, que serão plantadas em local a definir pelos serviços camarários e a expensas do promotor. Quanto às outras seis, a mesma fonte afirma que serão podadas e tratadas, ficando onde estão apenas aquelas que “não interferirem com a obra”.

“A totalidade das árvores encontra-se dentro do perímetro da obra. A necessidade de abate de parte das árvores tem que ver com a relocalização de estruturas do edificado”, justifica a Câmara Municipal de Lisboa. Algumas delas, avança o Público, já foram abaixo.

O jornal avança ainda que a altura e o número de pisos da construção parecem ultrapassar largamente aquilo que foi aprovado pela Câmara de Lisboa, como os avisos obrigatoriamente afixados no local pelo promotor, com indicação das principais características da obra, justificam os maiores receios por parte de quem segue o caso.

De acordo com os avisos colados nos tapumes, os edifícios vão ter uma área de construção de 3.327 m2, num dos casos, e de 2.207 m2 no outro, num total de 5.534m2. A 15 de Julho, porém, a câmara aprovou, por proposta do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, uma superfície de pavimento de 2.140 m2 para o primeiro e de 1.352 m2 para o segundo, num total de 3.492 m2.

A ser assim, a ampliação não será de 83% mas sim de 191%, correspondente a mais 3630 m2. Ou seja, a área quase que será triplicada.

Foto: Pedro Ribeiro Simões / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores