Lisboa: concentração média de NO2 foi a menor deste século, indica a ZERO



No passado dia 12 de Abril comemorou-se o Dia Nacional do Ar, e a Associação ZERO procurou avaliar a qualidade do ar numa das zonas com maior concentração de poluentes da capital.

Em Lisboa, na Avenidade da Liberdade, devido à crise epidémica global de covid-19 foi possível nas últimas semanas verificar valores muito positivos de qualidade do ar. A concentração de NO2 nos dias úteis do último mês desde o início do estado de alerta (16 de março a 9 de abril), registou-se como a menor deste século à escala mensal (25,9 mg/m3).

De igual forma, na semana de 6 a 9 de abril, os níveis de dióxido de azoto foram os mais baixos, à escala semanal, desde que foi declarado o estado de alerta. Comparando a média anual do ano de 2019, em que a concentração de NO2 foi de 54,6 mg/m3, superior ao valor limite presente na legislação de 40 mg/m3, espera-se uma grande redução em 2020.

As medidas de contenção e de confinamento da população, juntamente com a redução do tráfego rodoviário, levam à diminuição da poluição no ar em zonas muito movimentadas como esta. A ZERO apela a que se ajustem medidas que contribuam no futuro para a manutenção de uma boa qualidade do ar e que consecutivamente protejam a saúde pública da população.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...