Lisboa: hospital veterinário para donos com baixos rendimentos aprovado em Assembleia Municipal



Um hospital veterinário para donos que aufiram baixos rendimentos em Lisboa: a proposta do grupo municipal de Lisboa do partido PAN foi ontem aprovada na Assembleia Municipal da capital.

Com 38 votos a favor (do psd, cds, pcp e bloco de esquerda), 31 votos contra do PS e cinco abstenções de deputados independentes, a medida foi aprovada, com a deputada do PAN, Inês Sousa Real, a afirmar que a criação deste hospital “vai apoiar muitas famílias carenciadas e animais.”

A necessidade “premente na cidade por um equipamento desta natureza” parece colher concordância entre os deputados, mas também dentro da Ordem dos Médicos Veterinários e por várias associações de defesa dos animais.

Uma medida que não contou com os votos favoráveis dos deputados do PS, com o deputado Manuel Laje a defender ser prematuro avançar com esta opção, sem antes se apurar quanto vai custar a construção deste hospital e quem ficará responsável por pagar esse montante.

A proposta do PAN defende ainda que o novo hospital veterinário deverá prestar apoio a associações de protecção animal na área do município, sem condições para providenciar os devidos cuidados aos animais ali acolhidos.

“É imperioso criar um hospital veterinário municipal para animais errantes, abandonados ou detidos por pessoas em situação de especial vulnerabilidade socioeconómica, que não tenham capacidade para dar aos seus animais de companhia os cuidados básicos de saúde ou de socorrê-los em situação de emergência”, defende o PAN.

Foto: mayte93 / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...