Lisboa: maior espaço verde da zona histórica inaugurado amanhã

O Jardim da Cerca da Graça, o maior espaço verde de acesso pública da zona histórica de Lisboa, será inaugurado amanhã às 18h30, confirmou a Câmara Municipal de Lisboa. O jardim tem 1,7 hectares e vai assegurar a ligação entre os bairros da Graça e da Mouraria.

O projecto levou à plantação de cerca de 180 árvores e arbustos, à criação de um relvado central, três miradouros, um parque de merendas e um pomar. Terá ainda um quiosque com esplanada e um parque infantil.

Há muito, porém, que o jardim está para ser inaugurado. “Os problemas e os atrasos deles resultantes foram mais que muitos, mas tudo leva a crer que, desta vez, será mesmo a sério”, escrevia, em Março, O Corvo.

Segundo o site, especializado em temas da cidade, a inauguração chegou a estar prevista para 2009, mas os trabalhos apenas começaram há dois anos. Ainda assim, as obras estiveram paradas quase um ano, tendo sido retomadas apenas em Setembro. Entretanto, vários argumentos foram dados para o adiamento, desde a descoberta de mas de ossadas de mais de cinquenta cadáveres, provavelmente do terramoto de 1755 ou qualquer surto de peste, ou as más condições meteorológicas, que teriam levado ao empapamento dos terrenos.

Orçado em €874.000, o espaço terá uma vista privilegiada sobre a cidade e o rio Tejo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores