Lisboa recebe maior congresso mundial de mobilidade reduzida
A cidade de Lisboa continua a receber alguns dos mais importantes congressos mundiais na sua especialidade. Depois de, na semana passada, ter recebido o Congresso Mundial da Água, um evento que estava previsto desde 2009, a capital portuguesa prepara-se para receber o maior congresso mundial sobre mobilidade reduzida, em 2015.
Segundo o Menos Um Carro, o congresso terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian entre 28 e 31 de Julho, sendo esta a primeira vez que ele se realiza no continente europeu. Promovido anualmente pelo Transportation Research Board (TRB), o congresso – TRANSED 2015 – costuma realizar-se nos Estados Unidos e vai já na sua 14ª edição.
A organização em Portugal da TRANSED 2015 está a cargo do Instituto Superior Técnico (IST). Como professora especializada no sector dos transportes no IST, Rosário Macário foi designada como a responsável pela conferência em Lisboa.
“O principal objectivo desta conferência é promover e encorajar o desenvolvimento de serviços, sistemas e soluções de transportes que vão de encontro às necessidades da população com maiores dificuldades de mobilidade”, explicou a responsável ao Diário Económico.
“Já fizemos algumas acções de divulgação em eventos internacionais e obtivemos boa receptividade por parte de vários investigadores e organizações presentes nessas iniciativas. Por isso, temos a expectativa de que a TRANSED em Portugal venha a ter cerca de 600 a 700 participantes”, revela Rosário Macário.
As questões demográficas, como o efeito do envelhecimento da população e crescimento global de pessoas com deficiências limitativas da mobilidade, a inovação como instrumento fundamental para encontrar soluções que superem obstáculos de movimentação, em particular em meios urbanos, e a necessidade de não abordar este tema como um segmento isolado no sector dos transportes e da mobilidade sob pena de fomentar a exclusão desta fatia da sociedade serão alguns dos temas que estarão em debate na TRANSED 2015.
Foto: Anne Worner / Creative Commons