Dezenas de cidades europeias e, sobretudo, asiáticas, têm um intenso mercado de táxi a pedais – é, na verdade, um dos grandes serviços prestados aos turistas, uma visita ecológica ao centro das cidades, com benefícios para todos.

Lisboa, talvez pelas suas sete colinas, não era uma destas cidades. Agora, este cenário mudou com o aparecimento do bike.POP, o primeiro táxi a pedais da capital portuguesa e que parte do renovado Largo do Intendente, bem no centro.

“É o primeiro táxi ecológico a pedais de Lisboa, que vai permitir pequenos serviços, por marcação, na belíssima Lisboa, mostrando aos lisboetas, paralelamente, que é possível termos veículos a pedais ecológicos, funcionais, silenciosos e seguros”, explicou ao Economia Verde o responsável pelo projecto, António Cruz.

Os táxis – ou melhor, o táxi, uma vez que só existe um – tem assistência eléctrica e uma capacidade para cerca de 300 quilos. Para já, o veículo ainda está na fase de testes. Quando esta acabar, será definida uma tarifa, que permanece uma incógnita.

“Numa primeira fase, o serviço irá funcionar por marcação. Com a criação de novas parcerias, ao longo do tempo, esperamos aumentar a escala e ter, no futuro, uma frota de bastantes táxis”, frisa António Cruz.

A Bike.POP está já à procura de motoristas para trabalhar – e pedalar. “Pessoas com energia e que consigam mostrar um pouco de Lisboa”, continua o responsável pela empresa.

Para além de serviços turísticos, António Cruz pretende criar uma área ligada a pequenos serviços de bairro. “Ir ao centro de saúde, por exemplo. Queremos criar estas sementes de mudança cultural”, acredita.

A Bike.POP já disponibiliza vários serviços ligados à bicicleta, tendo inclusive uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa para promoção da mobilidade sustentável. Conheça melhor a empresa no episódio 201 do Economia Verde.

Foto: pedais.pt

Deixar uma resposta

3 comments

  1. António Faguntes

    Que bom! é o único meio de transporte onde a besta puxa sentada! Já temos um bom lugar para o primeiro ministro pós eleições!