Lisboa tem um novo mural que promove a proteção do Estuário do Tejo
A cidade de Lisboa acaba de ganhar um novo mural de Arte Urbana, que sensibiliza para a necessidade de proteger o Estuário do Tejo e a sua biodiversidade, e em particular os golfinhos comuns que nadam no rio. A nova obra é da autoria do artista Edis One, que tem usado esta expressão artística para chamar a atenção para a preservação de espécies através da série “Extinction”, e surge no âmbito do movimento #probablybetternow da Associação Natureza Portugal (ANP|WW) e da a Carlsberg.
No mural, inaugurado hoje, sobressaem dois golfinhos, um pintado a branco e outro a castanho, cor que representa a cortiça, material ecológico que Edis One usa habitualmente nos seus trabalhos em espaço interior. Entre a pintura, surgem pequenas tiragens de jornal onde são transmitidas mensagens associadas ao projeto, ao rio Tejo e à espécie retratada.
Localizada numa empena virada para a Biblioteca de Alcântara, a obra de grandes dimensões é também inovadora ao incorporar, de forma inédita, um QR Code que dá acesso a uma experiência imersiva, onde os golfinhos mostram o seu habitat natural, transmitem mensagens relacionadas com a proteção desta espécie e alusivas à plataforma #probablybetternow. A criatividade e experiência imersiva foram desenvolvidas pela Akt Creative.
“É importante que todos nós usemos as ferramentas que temos ao nosso alcance com o objetivo de sensibilizar o maior número de pessoas. No meu caso uso o poder que a arte urbana tem e este mural é exemplo disso. Acaba por ser um mural muito especial porque por vezes desenho espécies cuja única interação que tenho com elas é através de um ecrã. Neste caso, tive o prazer de os ver de perto e sobretudo de os ver no nosso Rio Tejo! Para acabar este mural em grande, temos ainda uma experiência de realidade aumentada”, realçou Edis One.
É através de ações concretas como esta, que a Carlsberg e a ANP|WWF pretendem contribuir para uma mudança na sociedade que ajude à conservação da natureza, nomeadamente dos ecossistemas marinhos e da sua biodiversidade. O movimento #probablybetternow, no qual se inclui este mural, materializa-se numa plataforma onde são disponibilizadas iniciativas de voluntariado e ainda num estudo científico cujo resultado será um relatório com um conjunto de recomendações para melhorar a conservação do Estuário do Tejo e das suas espécies, como é o caso dos golfinhos, que tem conclusão prevista para maio de 2022.
O diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group, Bruno Albuquerque, afirma que “a parceria que estabelecemos com a ANP|WWF traduz o compromisso da Carlsberg em prol da Sustentabilidade. Sabemos que só com a colaboração de todos, organizações, empresas e consumidores, é possível assistir a mudanças profundas na sociedade. Hoje damos a conhecer este mural, que além de embelezar a paisagem de Lisboa, graças ao talento do Edis One e ao seu compromisso com esta causa, é uma chamada de atenção à sociedade. É uma fantástica intervenção artística que é ao mesmo tempo um meio de divulgação acerca da necessidade de protegermos os ecossistemas naturais, nomeadamente no que diz respeito ao uso do plástico, que é um material que, quando não é reciclado ou depositado em aterros sanitários, acaba por tornar-se lixo marinho.”
Já Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, acrescenta que “sendo Lisboa uma das únicas capitais europeias com golfinhos à porta, é importante preservar este capital natural, não só pela beleza icónica, como pelo valor ambiental que representa. Queremos conservar e valorizar o património natural que é o Estuário do Tejo, utilizando como protagonistas os golfinhos comuns, uma espécie acarinhada por todos. De um ponto de vista social mais abrangente, procuramos também aproximar os cidadãos à conservação marinha e valorizar a presença dos golfinhos no Tejo como indicador do bom estado deste Estuário”.