Lista A de líderes ambientais da CDP inclui 4 empresas portuguesas este ano



A CDP, uma organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, regiões e estados premiou com pontuação A a EDP, Jerónimo Martins, NOS e Navigator, foi hoje anunciado.

De acordo com a CDP, foram destacadas 147 empresas europeias “pela sua transparência ambiental e ação em matéria de alterações climáticas, florestas e segurança hídrica”.

As empresas foram nomeadas “na lista A anual da CDP, entre mais de 15.000 empresas classificadas de A a D- sobre o seu desempenho ambiental pela CDP”, sendo que, “em Portugal, a EDP e a Jerónimo Martins pontuaram A pela sua transparência e ação tanto em matéria de alterações climáticas como de segurança da água”, tendo a NOS e a The Navigator Company obtido “a classificação A para as alterações climáticas”.

De acordo com a CDP, “44% (147) de todas as 330+ empresas globais da Lista A da CDP estão sediadas na Europa”, sendo que, “dentro da região, o Reino Unido lidera com 29 empresas da lista A, seguido pela França (24 empresas), Espanha (17) e Alemanha (15)”.

No mesmo comunicado, a organização destacou “8 empresas europeias pioneiras” a Beiersdorf, Danone, Firmenich, Lenzing, L’Oréal, LVMH, Metsä Board e UPM-Kymmene que “alcançaram pontuações triplo A pelo seu desempenho nos três temas ambientais da CDP: alterações climáticas, florestas, e segurança hídrica em 2022”.

A organização explicou que as empresas da lista A se destacam “por demonstrarem uma compreensão profunda dos seus riscos e impactos ambientais, por terem uma governação forte e estratégias de transição, e por tomarem medidas de liderança para reduzir os seus impactos em consonância com a ciência”.

De acordo com a CDP, “85% das empresas europeias da Lista A para o clima aprovaram objetivos com base científica para reduzir rapidamente as emissões a curto prazo – em comparação com apenas 2% das empresas que pontuam C ou D-“.

A CDP lembrou ainda que “eleva regularmente a fasquia da liderança ambiental. Em 2022, isto incluiu uma pontuação mais rigorosa, entre outros critérios, na implementação do plano de transição climática alinhado 1,5°C, verificação de volumes de mercadorias sem desflorestação, e verificação de dados sobre água”, acrescentando que “apenas 2,2% de todas as empresas pontuadas entraram na Lista A da CDP, enquanto 59% foram pontuadas entre C e D- – o que significa que estão apenas a começar a reconhecer o seu impacto ambiental”.

Por fim, revelou a CDP, “o número de empresas (12) premiadas com um triplo A a nível mundial também desceu de 14 no ano passado – embora a ciência climática seja muito clara: as questões ambientais estão interligadas, e o clima e a natureza devem ser abordados em conjunto para atingir 1,5°C”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...