Logótipo biológico da UE obrigatório a partir de domingo

É já no próximo domingo, 1 de Julho, que todos os pré-embalados biológicos terão de ter o logótipo Eurofolha, que vai uniformizar a distribuição destes produtos e identificar o local de produção da matéria-prima agrícola.

Nesse dia, afirma a União Europeia (UE), chega ao fim o período de transição que permitiu ao sector dos géneros alimentícios biológicos cumprir as novas regras de rotulagem. Os produtos poderão continuar a receber logos privados, regionais e nacionais. No caso dos biológicos não embalados e importados, porém, a aplicação do logótipo continuará a ser facultativa.

O logo Eurofolha foi introduzido a 1 de Julho de 2010, mas, para permitir que os operadores se adaptassem às novas regras e evitar desperdiçar embalagens já existentes, foi autorizado um período de transição de dois anos.

Segundo o Eurobarómetro, 24% dos europeus já reconhece logo. “Esperamos que o logótipo da UE possa continuar a afirmar-se como um símbolo amplamente reconhecido da produção de alimentos biológicos na UE, garantindo aos consumidores que as mercadorias são produzidas inteiramente de acordo com a regulamentação rigorosa da UE no domínio da agricultura biológica”, declarou Dacian Cioloș, Comissário da UE responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural.

A ideia de promover o sector da agricultura biológica por meio da introdução de um logótipo obrigatório foi apoiada pelos Estados-Membros em 2007. Para a criação de um desenho original para o logótipo, a Comissão organizou, em 2009, um concurso em que participaram mais de 3.400 estudantes de arte e design. Em 2010, um voto público elegeu os três melhores desenhos.

O consumo de produtos biológicos na UE tem vindo a aumentar constantemente nos últimos anos, correspondendo actualmente a cerca de 2% do mercado da UE. A produção aumentou também consideravelmente na última década. Actualmente, a certificação biológica foi já conferida a cerca de 5% da superfície agrícola e a mais de 2% das explorações agrícolas da UE (mais de 200 mil explorações).

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php