Londres: ciclistas representam 24% de todo o tráfego na hora de ponta
A Transport for London (TfL) realizou o maior censos de ciclistas até à data, tendo descoberto que as bicicletas representam 24% de todos os veículos em circulação nas ruas durante a hora de ponta matinal da cidade. Esta nova estatística dá força aos defensores do ciclismo que exigem melhores infra-estruturas na cidade, provando que os ciclistas não são mais uma minoria.
O novo comissário do ciclismo de Londres, Andrew Gilligan, resumiu dizendo: “O ciclismo é claramente um modo de transporte de massa no centro de Londres e até agora não tem sido tratado como tal”.
O censos mostrou que as bicicletas representam 64% dos veículos em Theobolds Road, perto de Holborn. E em Elephant and Castle – uma rotunda notoriamente complicada para quem circula de bicicleta – foram registados 903 ciclistas por hora, em direcção ao centro da cidade, entre as 7h e as 9h.
As pontes de Londres também registam uma grande quantidade de tráfego de bicicletas – o que não é surpreendente, já que são a única forma de os ciclistas poderem atravessar o rio. A London Bridge, por exemplo, recebe uma média de 660 bicicletas por hora durante todo o dia, entre as 6h e as 20h, o que representa 47% do total de veículos na ponte.
Apesar da grande presença de bicicletas nas estradas, os defensores do ciclismo apontam que os gastos nesta área continuam a ser uma percentagem mínima do orçamento dos transportes, adianta o Inhabitat.
O facto de os ciclistas constituírem quase um quarto de todos os veículos na estrada durante a hora de ponta da manhã – até mesmo nas ruas mais apertadas e movimentadas de Londres – indica que muito mais pessoas pegariam na bicicleta, caso lhes fossem oferecidas condições adequadas para circulação.
Foto: Sob licença Creative Commons